top of page

Apicultura é bom demais, mas atenção no inverno

Atualizado: 29 de set. de 2022

A apicultura é uma das atividades agropecuárias que mais tem crescido nos últimos tempos. Motivos que tornam a apicultura ser tão atrativa não faltam: é fácil para implantar, custos são baixos – tanto para começar, como para manter o negócio – e o retorno econômico vem rápido.

Com a apicultura - a criação de espécies de abelhas do gênero Apis - é possível ter uma enorme variedade de produtos e serviços, como pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina ou para serviços de polinização e, claro, o famoso, querido e saudável mel.


Mas, a atividade depende de uma série de fatores para resultar naqueles lucros tão esperados. Como qualquer tipo de negócio, é preciso se preparar, como na chegada do inverno (21 de junho a 22 de setembro), em que a produção é menor. Os produtores apícolas precisam ajudar as parceiras abelhas e o clima é um dos principais fatores para o sucesso.


Com o friozinho do inverno, é bom retirar as melgueiras (sobrecaixas, destinadas apenas à produção de mel, que são as tops). Daí é guardar e evitar que as traças ataquem os favos. Esse armazenamento precisa ser feito em um local com boa circulação de ar e mantendo os cuidados para o empilhamento.


A apicultura traz vantagens sociais, biológicas e econômicas, gerando empregos, contribui para a preservação de ecossistemas e gera lucros permanentes em tempo reduzido. E agora, sentiu aquela vontade de empreender na área? A Maifredo Embalagens disponibiliza uma linha completa para a apicultura, dá um a conferida (Embalagens de Apicultura)




Cuidados com a apicultura no friozinho

É comum pensar-se que as abelhas param a sua atividade no Inverno e que por isso acabam as preocupações do apicultor, mas isso não é verdade. Uma das regras de ouro da apicultura é evitar ter colônias fracas. Confira detalhes no artigo do pesquisador Pedro Leal.


Espaço pequeno para iniciar negócio apícola


A margem de lucro da apicultura é alta, mas exige busca de conhecimento técnico. Veja como dar os primeiros passos, com o artigo do gerente setorial do Sebrae.


Dicas para começar na apicultura




Como fazer um manejo adequado na apicultura


Ouça as dicas aos apicultores para fazer um manejo adequado das colmeias durante esses meses de frio. Escute aqui.


Conheça os benefícios do mel para a saúde


Você conhece os benefícios do mel para a saúde? Não?! Então assista aqui no site Natureba.



Mel é saudável para a pele


Confira na matéria da Isto É, 11 benefícios do mel para a pele, que vão desde o tratamento para estrias até o combate a acne, clique aqui.





59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que usar embalagens PET

As embalagens PET (Polietileno Tereftalato) são amplamente utilizadas em todo o mundo para acondicionar bebidas, alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, entre outros. Esse tipo de emba

bottom of page