Indústria de Embalagem PET cresce focado na sustentabilidade

Atualizado: 9 de fev.

Apesar de todo o impacto provocado pela pandemia da Covid-19, a indústria de embalagem de forma geral segue em crescimento, tanto que enquanto o PIB teve queda de 4,1% no ano passado, o setor cresceu 0,5%. Os investimentos no e-commerce é um dos principais fatores que fizeram a indústria de embalagem bombar.


E, claro, que o feito só foi possível se adequando aos novos desafios e tempos de foco na sustentabilidade, como por exemplo, incentivando a economia circular, quando se busca retirar toneladas de resíduos plásticos do meio ambiente, inserindo o material novamente na cadeia produtiva, em forma de novos produtos.


Reciclagem

No caso da reciclagem de garrafas pet (parte do processo da economia circular), ainda há muito o que fazer, mas o país já deu um salto de qualidade. Dos resíduos plásticos pós-consumo no Brasil, 23,1% deles foram reciclados em 2020, de acordo com o Plano de Incentivo à cadeia do Plástico (PICPlast). Esperamos que a indústria de embalagem PET siga, assim, investindo em novas tecnologias, oferecendo produtos de qualidade e úteis em nosso cotidiano, alinhado com os desejos dos clientes, que se mostram atentos para causas ambientais.


Além da indústria de embalagem, contamos também com a parceria de toda a população para o correto descarte para que todo mundo saia ganhando e nos tornemos um mundo saudável e sustentável.


E vamos aproveitar das vantagens do plástico, produzido pela indústria de embalagem, extremamente versátil em inúmeras aplicações, materiais leves, resistentes, flexíveis e com ótima relação custo/benefício. Esse é o caminho que tem traçado a Maifredo Embalagem e que espera servir de inspiração para outros negócios no setor.

Saiba mais sobre reciclagem na Indústria de Embalagem

Veja como está o setor na matéria do site da Associação Brasileira do Plástico (Abiplast-ES).


Portal une ações de Sustentabilidade

Conheça a plataforma Caminhos da Sustentabilidade, desenvolvida pela Associação Brasileira de Embalagem, a partir dos estudos do Comitê de Sustentabilidade. O objetivo é articular os interlocutores e iniciativas para incentivar a sustentabilidade no Brasil, a partir da educação ambiental e da economia circular.


Cenário atual da Indústria de Embalagem

A indústria de embalagem investe em novas tecnologias sustentáveis, campanhas de conscientização e na ampliação da reciclagem. Quando falamos em sustentabilidade, é necessário um alinhamento entre as iniciativas público e privada e a sociedade. Veja a matéria que debate o assunto.


Reciclagem utilizada na Indústria de Embalagem

Para a Política Nacional de Resíduos Solídos Reciclagem, o processo acontece quando o resíduo sólido passa por mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto a ser reutilizado. Para entender melhor o conceito, dê uma olhada no vídeo do canal do Portal eCycle.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo